Blog
Ministro Fachin toma posse como presidente do STF; veja os destaques Edson Fachin sucede Barroso e comandará a Corte no biênio 2025-2027; Alexandre de Moraes é o novo vice-presidente.

Nesta segunda-feira, 29, ministro Edson Fachin foi empossado como presidente do STF e do CNJ. A seu lado, tomou posse como vice-presidente o ministro Alexandre de Moraes.
Fachin sucede o ministro Luís Roberto Barroso e comandará a Corte pelos próximos dois anos, em um momento sensível do país, marcado por debates intensos sobre a institucionalidade democrática, a atuação das plataformas digitais e os limites da liberdade de expressão.
Mundo dividido
Ao transmitir o cargo, ministro Luís Roberto Barroso destacou as qualidades do sucessor e a importância de sua liderança em tempos de incerteza.
Para Barroso, o novo presidente assume a Corte "num mundo dividido que precisa muito da sua integridade, da sua capacidade intelectual e das suas virtudes pessoais".
Acrescentou que é "uma bênção para o País" ter uma pessoa como Fachin conduzindo o Supremo, "com o encargo de manter as luzes acesas nesses tempos em que de vez em quando aparece escuridão".