Concurso ANM: Oportunidades de redistribuição de vagas
Data: 2024/10/17
Categorias: Concursos Públicos, Artigos Jurídicos, Oportunidades de Emprego
O edital do concurso ANM (Agência Nacional de Mineração) tem previsão de ser publicado em dezembro de 2024 e a distribuição das vagas pode sofrer alterações! No dia 7 de outubro, foi realizada a reunião de alinhamento entre as Gerências Regionais e Superintendência Executiva (SPE) da Agência. Na ocasião, uma problemática levantada foi a falta de conhecimento sobre o certame e a distribuição das vagas ofertadas.
Segundo o documento que detalha o encontro, esta problemática é resultado de que a distribuição das oportunidades não foi feita de acordo com as necessidades vivenciadas no dia a dia pelas Gerências Regionais. Com isso, a SPE repassou a previsão de vagas por unidades da federação, junto aos gerentes regionais. A primeira a ser convocada para a reunião de redistribuição será a Secretaria de Gestão de Pessoas.
Vale lembrar que o concurso ANM será organizado pelo Cebraspe, que já está com contrato assinado, e irá ofertar 220 vagas 220 vagas de nível superior, sendo 180 para Especialista em Recursos Minerais e 40 para Analista Administrativo. O salário inicial é de até R$ 16.413,35 em 2026. Além disso, uma minuta de proposta de emenda de comissão já busca garantir que as nomeações ocorram sem nenhum problema.
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar, aproveite esse momento para conhecer o CEPAC (Centro de Estudos, Preparo e Atualização para Concursos).
Panorama do concurso ANM
O concurso ANM será destinado à oferta de 220 vagas para Especialista em Recursos e Analista Administrativo, que exigem nível superior de formação, a serem distribuídas da seguinte forma, até o momento:
- 180 vagas para Especialista em Recursos Minerais
- 40 vagas para Analista Administrativo
De acordo com o projeto básico e a proposta do Cebraspe, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Prova de títulos
- Curso de Formação
O Direção Concursos obteve informações exclusivas sobre o cronograma previsto de atividades do certame, que conta com as datas abaixo:
- Publicação do edital de abertura do certame: previsão dezembro de 2024
- Homologação do concurso: previsão setembro de 2025
- Nomeação: depende de autorização do MGI – a partir de outubro de 2025
- Posse e entrada em exercício: até 45 dias após a nomeação
Resumo do concurso ANM
- Situação: banca definida
- Banca: Cebraspe
- Vagas: 220
- Cargos: Especialista em Recursos Minerais e Analista Administrativo
- Escolaridade: nível superior
- Salários iniciais: até R$ 16.413,35 (em 2026)